domingo, 15 de maio de 2011

A importância do ensino da matemática nas Séries Iniciais

O ensino da matemática principalmente, nas Séries Iniciais, deve ter significação. É importante, desde a Educação Infantil, que a criança construa seu pensamento matemático de forma organizada, porém fazendo uma relação do que é ensinado a situações vividas no seu cotidiano.

É necessário que se busque novas estratégias didáticas para que o ensino da matemática tome outro rumo. Pois o ensino tradicional, torna a matemática a disciplina mais detestada pelos alunos, pois além de amedrontar, é motivo de muitas reprovações.

O ensino através do lúdico, principalmente nessa disciplina, pode ser uma das metodologias adotadas, que certamente chamará a atenção das crianças. O uso do material concreto, desde a pré-escola, é fundamental. O manuseio é necessário para que a criança, com a intervenção do professor possa construir seus próprios conceitos.

Portanto, o ensino da matemática, voltada para o lúdico, é a forma mais significativa e atraente aos alunos, porém isso pode exigir mais dedicação e esforço por parte dos professores. Por isso, torna-se necessário mais tempo para reuniões de estudo e oficinas, para construção de jogos e troca de experiências. Só assim, o lúdico estará mais presente nas aulas, transformando as aulas mais prazerosas e interessantes.

Sandra Weber

Trabalho realizado com a Profª Roselaine Andrades

Nenhum comentário:

Postar um comentário