sexta-feira, 1 de abril de 2011

Orientações aos professores que tem alunos disléxicos

- Estimule o aluno a realizar os exercícios de forma completa, buscando sempre parabenizá-lo pelo seu esforço, bem como pelo seu sucesso;

- Não excluir o disléxico do ambiente da sala de aula;

- Oriente o aluno a tomar nota de provas, tarefas e pesquisas;

- No momento das avaliações, oferecer um tempo maior, lendo o enunciado em voz alta para todos, atestando que o aluno disléxico tenha compreendido o enunciado;

- Após a explicação do conteúdo, perguntar se apresenta alguma dúvida;

- Oriente a tomar nota de certas explicações ou dicas que não constam no texto abordado;

- Aplicar provas orais, visto que esse aluno em especial, apresenta maior facilidade.

Outra estratégia que deve ser trabalhada pelo professor em sala de aula é a integração do aluno disléxico. Depois de feita a avaliação e diagnosticada a dislexia, o ideal seria que o professor explicasse – se o aluno e os pais permitirem – para todos os colegas de classe o que é o transtorno de maneira que eles entendessem e pudessem ajudá-lo. A socialização do disléxico dependerá do acolhimento dos professores e de seus colegas.

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